Externato Marista de Lisboa

"Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos"




“Põe-te a caminho!” Trata-se de uma ação reflexiva: “põe-te” a ti próprio “a caminho”. Tu és o protagonista da tua vida. Este é um chamamento a:

  • Despertar-TE: trata-se de tomar consciência da realidade tanto pessoal como social, de grupo; dar-se conta dos desafios, das oportunidades e das fraquezas; partir do mundo do sonho, entendido como o irreal, para entrar no mundo do sonho, entendido como um projeto, embora seja difícil ou aparentemente impossível.

QUAIS SÃO OS TEUS SONHOS?

  • Levantar-TE: sabes que tu podes ser mudança para ti próprio e para a realidade que te rodeia. Toma a decisão de te pôr em movimento, não como ator passivo, mas sim como protagonista da tua história. Claro que há sempre a possibilidade de ficar deitado mas sabes que assim não há nenhuma possibilidade de mudança.

PARA QUE É QUE TE LEVANTAS?

  • Encaminhar-TE: O caminho é mais importante do que a meta em si própria. Caminhar é dar passos, às vezes para a frente e outras para atrás. Passos dados com alegria, com firmeza, com paixão, com dúvidas, com segurança, acompanhado ou sozinho… o importante é dar o passo.

COMO SÃO OS TEUS PASSOS?

  • Como um barco em mar alto que não navega à deriva, mas sim seguindo os faróis dos portos, tu encaminhas-te encontrando pontos de referência na vida que te situam e te orientam para tomar as tuas próprias decisões sobre o caminho a seguir.

QUE DIFICULDADES E DÚVIDAS ENCONTRAS NO TEU CAMINHO?

  • Enganar-TE: pôr-se a caminho implica muitas vezes enganar-se, encontrar dificuldades, ter momentos de desânimo, sentir-se aparentemente defraudado por si próprio ou pelos outros.

O QUÊ OU QUEM É QUE É UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA TI?

  • Levantar-TE: aprender com os erros e retomar o caminho com mais força.

EM QUÊ OU EM QUEM É QUE APOIAS PERANTE AS DIFICULDADES?

  • Deter-TE: trata-se de tomar consciência do caminho feito, avaliar os resultados e os pontos que não te foi possível atingir, dar-te conta da mudança realizada, tomar ar, descansar, contemplar, rezar, oferecer a ti próprio momentos só para ti, encontrar momentos de silêncio: estar consciente do aqui e do agora.

EM QUE PONTO ESTÁS NO TEU CAMINHO?

 










Lema 2017-2018