Externato Marista de Lisboa

"Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos"



O lema escolhido para o ano 2016-2017 é “200 e + vive o sonho”.

Este lema tem três referências essenciais:


200. Este número faz referência aos anos que o Instituto marista completa a 2 de janeiro de 2017, portanto, no decurso deste ano letivo. O sonho de Marcelino Champagnat tornou-se realidade e continua a tornar-se realidade em todos os lugares onde estamos presentes. Durante este ano daremos graças a Deus e à nossa Boa Mãe por estes 200 anos de história, pelos milhares de irmãos e pela sua entrega à missão marista, por tantos leigos comprometidos e por milhares de pessoas que, enquanto crianças e jovens, puderam beneficiar da educação e da presença marista. É, por isso, uma referência histórica, uma efeméride que celebraremos com alegria, juntamente com todas as pessoas que, de uma maneira ou outra, estão próximas do carisma e da presença marista em qualquer lugar do mundo.


e +. Deixamos, por momentos, a nossa história e olhamos para o futuro. A instituição completa duzentos anos, mas a nossa missão ainda está por realizar. Não estamos a começar de zero, mas gostamos de dizer que estamos num novo começo, numa nova aurora que queremos ajudar a nascer. Não conhecemos os desígnios do Espírito, mas a nossa vontade é continuar a ser fiéis ao carisma fundacional. Queremos continuar a procurar o nosso lugar entre as crianças e jovens, especialmente os que mais ajudam possam necessitar. Queremos encontrar os Montagne de hoje.


Vive o sonho. Uma referência pessoal. Uma referência para cada um de nós que, de alguma forma, pode personalizar essa vivência do futuro que queremos criar. Diante desses duzentos anos de história e querendo continuar a ser fiéis à nossa missão marista, eu, como marista, como aluno, como pessoa… posso formular o meu sonho, o meu projeto pessoal para este futuro que queremos continuar a criar ao lado daqueles que nos possam necessitar, de mãos dadas com Maria.

 

 

Lema 2016-2017