Externato Marista de Lisboa

Plano Estratégico 2019/2021

Missão

Evangelizar crianças e jovens através de obras educativas e sociais, de movimentos juvenis e das estruturas provinciais. Damos especial atenção às pessoas, cuidamos do seu crescimento pessoal e espiritual, na nossa missão social e na formação de irmãos e leigos.

As nossas referências de vida e estilo educativo são Jesus, Maria, a nossa Boa Mãe, e Marcelino Champagnat.

 

Visão

Ser um colégio dinâmico e significativo, com consciência eco2social, capaz de construir redes com outras organizações com as quais partilha objetivos e valores, referentes na promoção e defesa dos direitos da criança, que cuida da vida e da vocação marista e que é gerido de forma sustentável. Queremos que as crianças e os jovens sejam protagonistas da sua própria formação e do seu crescimento, aplicando o nosso modelo educativo marista e envolvendo-os na construção de uma sociedade mais humana e evangélica.

Compromisso

O Plano Estratégico do Externato Marista de Lisboa 2019/2022 é sobretudo um compromisso com todos os agentes educativos na persecução dos objetivos que alicerçam a nossa Escola:

 Explicar quem somos, para onde vamos e como o vamos conseguir;

 Definir os nossos desafios: que objetivos queremos alcançar e como os alcançaremos

Objetivos Estratégicos

OE.01. DESPERTAR E DESENVOLVER A NOSSA CONCIÊNCIA ECO2SOCIAL A PARTIR DE UMA PERSPETIVA INTEGRADORA E CRISTÃ, NUM QUADRO INSTITUCIONAL DA PROVÍNCIA COMPOSTELA, QUE PROMOVA A SOLIDARIEDADE, O CONSUMO RESPONSÁVEL E A SUSTENTABILIDADE.

OE.02. CUIDAR DA VIDA E DA VOCAÇÃO MARISTA, MEDIANTE COMUNIDADES QUE REVITALIZEM O ESPÍRITO DE FAMÍLIA, ANIMEM A PASTORAL JUVENIL-VOCACIONAL E RESPONDAM ÀS NECESSIDADES DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE.

OE.03. DAR PROTAGONISMO ATRAVÉS DO NOSSO MODELO EDUCATIVO MARISTA OFERECENDO EXPERIÊNCIAS QUE INTEGREM OS ÂMBITOS PEDAGÓGICO, DA ESPIRITUALIDADE E DA SOLIDARIEDADE.

OE.04. IMPULSIONAR A MISSÃO SOCIAL EM COMPOSTELA RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES EMERGENTES DE CRIANÇAS E JOVENS.



O hashtag #COMPROMISSO sintetiza todos os conteúdos deste Plano. Por um lado,"compromisso" é a palavra-chave do Ciclo Estratégico 19-22 em que iremos efetivamente assumir um compromisso maior com todos os nossos grupos de interesse.

Com a Sociedade: através do desenvolvimento da nossa consciência eco2social (*).

Com as crianças e os jovens a quem dirigimos os nossos serviços: dandolhes protagonismo, mediante o nosso modelo educativo marista e impulsionando a nossa missão social para responder às suas necessidades emergentes.

Com as pessoas que trabalham nas nossas obras: cuidando do seu crescimento pessoal e espiritual.

Com as nossas obras e comunidades: cuidando da vida e vocação marista e através de uma gestão sustentável.

Com outras organizações com as quais partilhamos objetivos e valores: mediante a construção de redes e alianças.

Com a infância: sendo referentes na promoção e defesa dos seus direitos



(*) Eco2social é a forma que escolhemos para nos referirmos à “tripla conta de resultados” que compõe a gestão sustentável de uma organização: gestão económica, ecológica (ambiental) e social

Departamento da Qualidade

departqualidade@ext.marista-lisboa.org