Um dia de formação em que os professores dos dois colégios maristas refletiram sobre a Saúde Mental na Educação.
O dia começou com um momento cultural, em que o aluno Rodrigo Pais impressionou a audiência com a sua interpretação do tema Merry Christmas Mr. Lawrence, do compositor Ryuichi Sakamoto, seguido de uma atuação fantástica da classe de ginástica “Violetas”, da ADM.
Seguidamente, a Dra Joana Rato abordou a inclusão através das ciências neurocognitivas, referindo alguns mitos e factos associados ao funcionamento do cérebro e educação e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
De tarde, o Dr. Vítor Cotovio, salientou a importância do tempo, do tato e da ternura para uma educação que promova a saúde mental.
Como já é habitual, o dia de formação terminou com a vivência da nossa fé em comunidade na eucaristia final e com as palavras de encerramento da Diretora do Colégio Marista de Carcavelos, que reforçou que queremos todos construir “uma escola que, como disse o Irmão Román na abertura destas Jornadas, seja casa e uma casa diferente, que ajude a sonhar. Até porque, como afirmou Vítor Cotovio, a educação é a própria vida – e o sonho comanda-a tão bem!”.
Qual o contributo das Neurociências para a prática esclarecida dos professores? Como prevenir a doença e como identificar os sinais nos nossos alunos?
Foram imensas as questões, reflexo das inquietações e da vontade de saber dos professores. Um dia enriquecedor, sem dúvida.
Leia mais sobre este dia na próxima newsletter.